10 coisas que você pode fazer para aumentar a autoconfiança – parte 3

Pense nisso: quando crianças, todos nós tínhamos que depender de um cuidador para nos nutrir e ajudar a crescer. À medida que amadurecemos, aprendemos a nos alimentar, vestir nossas próprias roupas e nos comunicar com as pessoas à nossa volta. Nós passamos pela escola e talvez tenhamos um diploma universitário. Então nós aparecemos no local de trabalho sem um pingo de experiência.

De alguma forma, no mundo dos negócios, nossa confiança se esgota gradualmente à medida que cometemos erros, ou aumenta, à medida que realizamos tarefas e nos superamos.

Muitas vezes, a diferença em nosso nível de confiança resume-se a como reagimos às críticas, a nossa capacidade de adquirir conhecimento e experiência, e às decisões que tomamos ao longo do dia. É possível crescer em confiança no trabalho, mas você precisa estar preparado para aplicar esses hábitos diários:

Aqui está a parte final de Boosting Self-Confidence.

7. Ajudar outra pessoa

Ajudar alguém frequentemente nos permite esquecer de nós mesmos e nos sentir gratos pelo que temos. Também é bom quando você pode fazer a diferença para outra pessoa.

Em vez de se concentrar em suas próprias fraquezas, seja voluntário para ser o mentor, praticamente auxilie ou ensine outro, e você verá sua autoconfiança crescer automaticamente no processo.

8. Cuide de si mesmo

“O autocuidado nunca é um ato egoísta – é simplesmente uma boa administração do único presente que tenho, o presente de que fui colocado na terra para oferecer aos outros.” – Parker Palmer

A autoconfiança depende de uma combinação de boa saúde física, emocional e social. É difícil sentir-se bem consigo mesmo, se você odeia seu físico ou constantemente tem pouca energia.

9. Crie limites pessoais

“Nunca seja intimidado pelo silêncio. Nunca permita-se colocar-se como vítima. Não aceite a definição de sua vida, mas defina-a você mesmo.”- Harvey Fierstein

Aprenda a dizer não. Ensine os outros a respeitar seus limites pessoais. Se necessário, dê aulas sobre como ser mais assertivo e aprenda a pedir o que deseja. Quanto mais controle você tiver sobre o que  disser e sobre sua própria vida, maior será sua autoconfiança.

10. Mude para uma mentalidade de igualdade

“Querer ser outra pessoa é um desperdício da pessoa que você é.” – Marilyn Monroe

As pessoas com baixa autoconfiança veem os outros como melhores ou mais merecedores do que eles próprios. Em vez de carregar essa percepção, veja-se como sendo igual a todos. Eles não são melhores ou mais merecedores do que você. Faça uma mudança mental para uma mentalidade de igualdade e você verá automaticamente uma melhora em sua autoconfiança.

 

Anthony Oladipo

Fundador da escola E and A Language Services, Anthony Oladipo nasceu em Chicago, Illinois, Estados Unidos da América. Formado em Finanças pela Universidade de Trinity College em Illinois e com mestrado em economia pela Universidade de Yale. Possui mais de 30 anos de experiência empresarial nas áreas de Gestão e Administração no setor de Investimentos Bancários, detendo posições como Assistente Vice-Presidente e Gerente Regional de Vendas para TCF National Bank em Chicago, Illinois. Anteriormente atuou em uma Unidade de Investimento da Trust Trader na Van Kampen/Morgan Stanley, entre várias outras empresas do ramo de investimentos.

You May Also Like

Exibir bot�es
Share On Facebook
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Esconder bot�es