Construindo Uma Equipe Efetiva

A maioria dos grandes líderes tem paixão por construir e liderar uma equipe de elite. Quem quer liderar uma equipe com base na mediocridade e moderação, de qualquer maneira? Isso seria uma reflexão negativa direta sobre quem? A liderança.

Mas as principais equipes de elite têm persistência e uma busca consistente do desenvolvimento pessoal e profissional. Reflexão pessoal constante e ação com base em feedback regular.

Eu tento estudar constantemente a arte da liderança, tanto da leitura quanto dos filmes, e extrair muitas comparações dos meus muitos anos de experiência na gestão, por meio da liderança de uma empresa em crescimento.

No gerenciamento há uma quantidade infinita de informações disponíveis sobre como gerenciar, liderar e efetivamente construir uma equipe, mas são apenas algumas das minhas experiências que sinto serem o ponto de partida. Em uma publicação anterior, forneci dicas generalizadas para Team Building e sua importância. Na publicação de hoje, estou fornecendo pontos de ação mais específicos para a construção de uma equipe efetiva. Como gerente, tudo começa no topo!

Forneça um “feedback” Significativo de Maneira Construtiva e de Forma Regular

O feedback é uma habilidade de gerenciamento fundamental. A capacidade de fornecer feedback regular e útil aos funcionários, de uma forma que encoraja e não que desencoraja, é uma pedra angular do gerenciamento efetivo. Isso não quer dizer que o feedback seja sempre positivo – isso não seria gerenciamento – mas que a comunicação é feita de forma correta e completa… se a ocasião é um incentivo para um trabalho bem feito, ou a correção do curso é necessária.

Respeite os Funcionários como Indivíduos, Além do Trabalho que Eles Fazem

O respeito pode ser um motivador simples mas poderoso, assim como seu gêmeo desagradável, falta de respeito, tem o efeito oposto. Quando os funcionários se sentem genuinamente respeitados (sempre assumindo que são orientados), eles são muito mais propensos a “fazer uma ação extra” para ajudar uma empresa a ter sucesso.

Certifique-se de que a Gestão, Em Todos os Níveis de uma Organização, Recebe Formação Adequada

Existe uma tendência para as empresas investirem fortemente em “treinamento de liderança”, concentrando-se muito menos em supervisores e gerentes que estão em posições do meio. Posso falar prontamente sobre esta experiência, tendo recebido consideravelmente mais oportunidades de treinamento e desenvolvimento nos últimos estágios da minha carreira, do que nos primeiros estágios formativos, quando eu mais precisava disso.

Fornecer Suporte para os Funcionários Quando é Realmente Necessário

O suporte valioso pode assumir várias formas: dos equipamentos existentes que podem estar desatualizados ou ineficientes, apoio emocional diante de (ocasionalmente) crítica injusta, suporte flexível para um nível razoável de equilíbrio entre trabalho e vida. O suporte de gerenciamento em caso de necessidade não será esquecido, ele cria boa vontade e fidelidade nos funcionários.

Não Seja Emocionalmente Mesquinho

Não há nada que a gerência ganhe ao reter elogios e reconhecimento quando isso for merecido. Um estudo recente que encontrei sobre funcionários, indicou que o reconhecimento é muitas vezes um motivador mais poderoso do que o dinheiro. Embora isso possa ser menos verdadeiro em níveis superiores, à medida que as recompensas financeiras aumentam, esta publicação está focada na produtividade geral dos funcionários, em que os ganhos mais amplos podem ser adquiridos.

Estabeleça Liderança

Se seus funcionários confiarem em seu julgamento, eles trabalharão efetivamente mesmo quando você não estiver por perto. Antes de poder começar a construir equipe, você precisa desenvolver o tipo certo de habilidades de liderança. Isso não significa afirmar autoridade, em vez disso, tentar promover a confiança através da honestidade e transparência. Especialmente em organizações maiores, os gerentes não podem estar em todos os lugares ao mesmo tempo, mas se seus funcionários confiarem em seus julgamentos, eles funcionarão efetivamente, mesmo quando você não estiver por perto.

Estabeleça Relações com Cada um de Seus Funcionários

Tente aprender mais sobre cada membro de sua equipe, seus conjuntos de habilidades, como eles são motivados e seus gostos e desgostos. Este conhecimento é inestimável para os líderes, pois lhes permite combinar as habilidades e competências de cada empregado, com problemas específicos, o que ajudará a aumentar sua produtividade e satisfação no trabalho.

Além disso, tente incluir seus funcionários no processo de tomada de decisão sempre que possível. Em vez de delegar tarefas, dê os projetos abertos da sua equipe e permita que eles determinem a melhor solução. Isso irá encorajá-los a cooperar e a desenvolver habilidades de resolução de problemas.

Construa Relacionamentos Entre Seus Funcionários

À medida que sua equipe começa a cooperar mais, examine a maneira como eles trabalham juntos e tome medidas para melhorar a comunicação, cooperação e confiança entre a equipe. Se houver algum conflito, tente resolvê-lo de forma amigável. Ouça os dois lados do argumento e atue como mediador. Uma maneira de fazer isso é fazer um brainstorming de soluções, o que ajuda a capacitar seus funcionários e pode levar à novas soluções para o problema.

Incentive o Trabalho em Equipe

Depois de ter estabelecido relações entre seus funcionários, é hora de ajudá-los a trabalhar em conjunto de forma eficaz. Incentive sua equipe a compartilhar informações, tanto entre elas, quanto dentro da organização mais amplamente. Além disso, tente se comunicar mais com sua equipe. Isso vai além de simples reuniões e inclui coisas como estar aberto a sugestões e preocupações, perguntando sobre o trabalho de cada membro da equipe e oferecendo assistência, quando necessário, e fazendo tudo o que puder para se comunicar de forma clara e honesta com sua equipe.

Incentivar a Comunicação Aberta

As conversas com os membros da equipe sobre o gerenciamento do tempo devem estar em andamento. Incentive um diálogo honesto. Sugiro pedir relatórios sobre os desafios que enfrentam, como você pode ajudá-los a alocar o seu tempo de forma mais eficaz, e se eles precisam de mais recursos. É quando as pessoas não lhe dizem que estão sobrecarregadas, mas depois não seguem com o programado o que leva a problemas. A realização de uma reunião trimestral da equipe para discutir prioridades aumenta a eficiência e a clareza de pontos obscuros na realização de cada trabalho.

Definir Regras Básicas para a Equipe

Finalmente, você pode começar a construir oficialmente uma equipe efetiva, criando os valores e objetivos desta equipe, além de avaliar o desempenho desta, ao lado do desempenho individual. Certifique-se de incluir sua equipe neste processo para que  eles saibam o que é necessário e concordam com isso.

Team building é uma das responsabilidades mais importantes que um gerente tem. Não é algo que pode ser alcançado em pouco tempo e depois esquecido. É um processo orgânico contínuo que você terá para facilitar e orientar. Conforme esse processo se desenrola, os membros da sua equipe começarão a confiar e apoiar uns aos outros e compartilhar seus conjuntos de habilidades e esforços para efetivamente completar os objetivos da sua organização.

Anthony Oladipo

Fundador da escola E and A Language Services, Anthony Oladipo nasceu em Chicago, Illinois, Estados Unidos da América. Formado em Finanças pela Universidade de Trinity College em Illinois e com mestrado em economia pela Universidade de Yale. Possui mais de 30 anos de experiência empresarial nas áreas de Gestão e Administração no setor de Investimentos Bancários, detendo posições como Assistente Vice-Presidente e Gerente Regional de Vendas para TCF National Bank em Chicago, Illinois. Anteriormente atuou em uma Unidade de Investimento da Trust Trader na Van Kampen/Morgan Stanley, entre várias outras empresas do ramo de investimentos.

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