Gerenciamento do Tempo: Você Está Ficando Sem Tempo?

Você já saiu do escritório alguma vez e sentiu como se não tivesse tido tempo suficiente para realizar tudo o que precisava? Você está correndo contra o relógio? Sem dúvida, você não está sozinho e você tem um número ilimitado de seguidores vindo logo atrás de você. Há várias razões pelas quais os executivos devem gerenciar seu tempo de forma mais eficiente e se sentir menos lutados, e alguns deles são:

 Falha na lista de tarefas pendentes

 Não priorização das tarefas

 Influências externas

Ao descrever brevemente a minha experiência pessoal no momento em que vivia nos EUA, “não é fácil quando você tem três empregos diferentes, um recém-nascido para se cuidar e um curso de MBA quase na metade do caminho para se dedicar, e de uma só vez, e não há uma “receita mágica” ou maneira específica a ser seguida, você só precisa se concentrar e se organizar. Então, talvez você esteja pensando: “como posso focar em cada segundo ou minuto da minha vida?” Bem, você não pode, no entanto, ter em mente as prioridades das suas tarefas, fazendo três perguntas antes de começar seu dia, ajude: “Como vou valorizar meu tempo hoje?”, “Quais são minhas prioridades?” e, “Como posso fazer a maior parte?”

As palavras-chave em gerenciamento de tempo são foco e escolhas. Ninguém é um “super-herói”. A primeira coisa a fazer é não entrar em pânico ou se assustar, porque isso não vai ajudá-lo em nada. Em segundo lugar, é necessário iniciar sua rotina de trabalho com esses sentimentos negativos para estragar o resto do seu dia? Provavelmente você não será produtivo como deveria. Agora menos provável, mas não impossível, existem vários fatores externos que podem distraí-lo, como a doença inesperada de uma criança, ou uma dor de cabeça insuportável, um ônibus atrasado, um engarrafamento estressante ou mesmo um sistema de computador que resolveu não funcionar naquele dia. Você não poderia ter tanta sorte, poderia!?

Sem dúvida, os executivos são extremamente pressionados hoje em dia e a carga de trabalho é muito pesada. No entanto, você pode gastar seu tempo executando efetivamente suas tarefas ao invés de se concentrar em tudo o que você deve fazer. Por que não aproveitar a chance de escrever uma lista de tarefas? Ao escrever uma lista de suas prioridades diárias, você pode considerar seus objetivos e não ser tomado por novos afazeres. Os executivos tendem a não negar novas tarefas de seus líderes, talvez tenham medo de serem demitidos ou desvalorizados por seus colegas de trabalho. Ao fazer isso, é provável que o gerenciamento do tempo seja falho.

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Na maioria das vezes, os executivos gastam sua energia nas tarefas que não estão no topo da lista, e ao invés disso preferem executar as que estão no final para eliminar o número de tarefas o mais rápido possível. Neste caso, ficam com menos tempo para executar as prioridades, e estas acabam não sendo realizadas e você acabou por não ter energia suficiente para termina-las. Então, tente manter sua lista organizada e seja mais inteligente.

O gerenciando de seu tempo tem tudo a ver com foco e escolhas. Quando os líderes pedem as contribuições de seus subordinados, é hora de colocar em prática as três etapas mencionadas, fazer uma lista de tarefas, priorizar tarefas e tentar não ser influenciado por fatores externos. Afinal, não é uma situação de vida e morte, mas o gerenciamento do tempo é trabalhar com sabedoria para desperdiçar menos energia, tendo um trabalho menos estressante e o aumento da produtividade.

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