Pesquisa Revela que as Mulheres São Melhores Gerentes do que os Homens

Para criar mo-de-obra altamente comprometida, voc ter que se concentrar nessas 04 reas-chave.

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Em um relatrio Gallup (empresa americana de consultoria e pesquisa de gerenciamento e desempenho global), com base em mais de quatro dcadas de pesquisas, incluindo a anlise de 27 milhes de respostas dos funcionrios com relao a esse assunto, as gerentes do sexo feminino superam seus homlogos masculinos, quando se trata de promover o envolvimento dos funcionrios.

O Gallup define colaboradores como aqueles que esto envolvidos, entusiasmados e comprometidos com seu trabalho e local de trabalho.

Quanto evidncia prtica do dia a dia, o estudo descobriu que, se voc relatasse algo de sua gerente, seria mais provvel que respondesse “sim” s seguintes afirmaes:

  • “H algum no trabalho que encoraja meu desenvolvimento”.
  • “Nos ltimos seis meses, algum falou comigo sobre o meu progresso”.
  • “Nos ltimos sete dias, recebi reconhecimento ou louvor por fazer um bom trabalho”.

Por que isso to importante? O principal motivo que 87% dos funcionrios em todo o mundo relatam estarem desmotivados no trabalho. Por outro lado, as empresas que contrataram empregados superaram seus pares em 147% no lucro por ao. Isso muito potencial no capitalizado.

Vamos dar uma olhada nos quatro componentes do envolvimento dos funcionrios que deram s mulheres uma vantagem sobre seus colegas do sexo masculino.

  1. Definindo Expectativas Bsicas

Uma das maneiras mais rpidas de criar confuso e parar a produtividade ser ambguo em relao s expectativas. Um indicador importante de um funcionrio comprometido a propriedade sobre o papel de algum e saber o quo difcil assumir o controle sem responsabilidades de linha de base. Para garantir que seu funcionrio esteja claro sobre sua posio, certifique-se de:

A-) Seja feita uma reviso da descrio do trabalho e discuta reas de importncia, contribuies-chave (quais tarefas afetam os outros), o potencial de impacto e as reas de responsabilizao.

B-) Defina as consequncias, de forma amigvel, e seja consistente. Isso inclui os efeitos colaterais positivos e negativos do desempenho do seu colaborador.

C-) Estabelea metas claras, indicadores-chave de desempenho e padres de comportamento. Todo mundo quer entender como ser avaliado.

D-) Esclarea as reas em que seu funcionrio pode ser autnomo.

E-) Certifique-se de que todas as capacidades baseadas em processos sejam transmitidas, um “know-how” do departamento de treinamento e procedimentos operacionais padro.

Mais importante ainda, tenha cuidado ao atribuir responsabilidades sem autoridade. É frustrante, como funcionrio, ser responsabilizado por algo que voc no pode gerenciar ou decidir.

  1. Construindo relacionamentos

Os grandes gerentes entendem que o engajamento é um resultado de relacionamentos significativos. O que constitui um relacionamento significativo? Aqui esto algumas das principais caractersticas:

Confiana– Se voc pudesse escolher uma pedra angular para um bom relacionamento, a confiana seria a melhor opo. Ela permite que os funcionrios sejam abertos, honestos e transparentes. Voc ficaria surpreso com a quantidade de energia que os funcionrios podem conservar (e reimplantar) por no terem que ficar constantemente atentos ao que falam em suas costas, e questionar tudo o que dizem/fazem.

Respeito mtuo– Voc no pode esperar respeito sem o oferecer primeiro. Devemos valorizar os pensamentos, ideias e insumos de todos. Ento, ser muito mais fcil desenvolver solues baseadas em percepes coletivas – uma chave para envolver seus funcionrios em sua viso e misso. As pessoas no tomam direo e aprendem com aqueles a quem no respeitam.

Ateno plena– Devemos assumir a responsabilidade por nossas prprias aes, palavras, emoes (ou falta dela), e os efeitos que podem ter sobre aqueles que nos rodeiam. Os funcionrios so produtos de seus ambientes. Certifique-se de estar atento ao que voc est criando.

Bem-dizendo a Diversidade– Pessoas com bons relacionamentos no s aceitam pessoas e opinies diversas, mas os recebem bem. Por exemplo, quando seus amigos e colegas oferecem opinies diferentes das suas, aproveitem o momento para considerar o que eles dizem, e fale sobre suas ideias e tomada de deciso tambm.

Comunicao aberta– Isso simples: quanto mais nos comunicamos com nossos funcionrios, mais ricos sero nossos relacionamentos.

  1. Incentivar um ambiente de equipe positiva

Nos esforos para automatizar e sistematizar o nosso trabalho e ficamos obcecados com os resultados tecnológicos, colecionamos dados para gerar decises. Os dados so necessrios e h um lugar para eles, mas no substituem a necessidade da liderana.

Infelizmente, essa obsesso com a eficincia de medio criou muletas de gerenciamento mecnico. As pessoas no prosperam em ambientes padronizados. Nossos funcionrios so naturalmente diferentes e diversos. For-los a se conformar faz com sua criatividade sofra limites e fora os lderes a um papel de sistema de entrega. Em vez disso, concentre-se na criao de um sistema humano, caracterizado por harmonia de equipe, respeito e cuidado pelo bem-estar dos funcionrios.

  1. Fornecer aos Colaboradores Oportunidades para que se Desenvolvam Dentro de suas Carreiras

A sensao de estagnao aterrorizante. Ajude seus funcionrios a permanecerem relevantes e desafiados, investindo em seu desenvolvimento. Se voc no fizer isso, outros o faro.

Pode parecer que o engajamento apenas uma outra palavra-chave que os departamentos de RH compartilham para criar mais trabalho para os gerentes. No entanto, este relatrio Gallup prova que nveis mais elevados de engajamento produzem equipes que tem maior desempenho.

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Anthony Oladipo

Fundador da escola E and A Language Services, Anthony Oladipo nasceu em Chicago, Illinois, Estados Unidos da América. Formado em Finanças pela Universidade de Trinity College em Illinois e com mestrado em economia pela Universidade de Yale. Possui mais de 30 anos de experiência empresarial nas áreas de Gestão e Administração no setor de Investimentos Bancários, detendo posições como Assistente Vice-Presidente e Gerente Regional de Vendas para TCF National Bank em Chicago, Illinois. Anteriormente atuou em uma Unidade de Investimento da Trust Trader na Van Kampen/Morgan Stanley, entre várias outras empresas do ramo de investimentos.

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