Porque Aprender Inglês? – Seis Razões Atraentes

Quando me mudei para o Brasil, comecei a trabalhar para uma pequena empresa na área de Gestão de Riscos e rapidamente aprendi que muitas pessoas queriam aprender a falar Inglês ou melhorar suas habilidades em Inglês já existentes.

Através de consultas a respeito do por que as pessoas queriam falar Inglês, fiquei surpreso que a mesma resposta foi dada por todos para quem perguntei: “É necessário”.

É necessário? Eu não conseguia entender a resposta, não entrava na minha cabeça, porque como eu estou inclinado a ser muito pragmático e lógico nos meus processos de pensamento, comecei a me perguntar sobre essas respostas, que pareceram vagas na melhor das hipóteses.

O que se tornou mais alarmante para mim, e ainda hoje continua assim, é que depois de viver no Brasil há mais de dez anos, percebi que muitas escolas de idiomas não vão informar às pessoas por que devem aprender outro idioma.

Você ouve muitas reclamações sobre a forma como rapidamente pode aprender Inglês, como você pode aprender com um falante nativo de Inglês, flexibilidade e tal. Além disso, quando você visita um site, você é apresentado a uma variedade de aulas, estruturas, metodologias e planos de pagamento. Além disso, eu posso garantir que você vai ver o “Sobre nós”, receber informações sobre a escola, e, sem dúvida, você vai ver muitos rostos sorridentes e felizes de funcionários e alunos, aprendendo Inglês. Mas a questão permanece: … POR QUE? Por que você precisa aprender a falar Inglês?

A minha conclusão é de que a população do Brasil tem a ideia de aprender a falar Inglês foi empurrada goela abaixo e ninguém está dando uma razão pela qual esse aprendizado é necessário.

Depois de pesquisar este tópico extensivamente e obter dados de alunos, recrutadores, altos executivos e empresários, eu decidi compartilhar meus resultados de porque é importante aprender a falar Inglês.

A lista pode ser extensa, no entanto, vou limita-la a 06 razões:

Espero que esta lista forneça a clareza que talvez muitas escolas de idiomas ainda não tenham fornecido.

2

1. Inglês é uma das línguas mais faladas do mundo


Embora venha em segundo lugar para o Mandarim no número total de falantes, o Inglês é a língua que você vai ser capaz de utilizar mais amplamente, por ser falado em mais países do que qualquer outra língua. Isso significa que o Inglês é a língua que lhe dará melhor retorno para seus esforços; afinal de contas, colocando desafios intelectuais de lado, não há razão cabível em se colocar enorme quantidade de tempo e esforço para aprender uma língua que dificilmente você vai ter a oportunidade de usar.

2. Inglês vai abrir mais oportunidades para você

Ser capaz de falar Inglês permite-lhe comunicar-se de forma eficaz em vários países, e isso abre um leque maior de possibilidades para você, em termos de países que você pode escolher para procurar trabalho, viajar como turista. Você não terá que se preocupar em ficar perdido quando você viajar para um país de língua inglesa, porque vai facilmente ser capaz de pedir indicações; ter visitas guiadas, encomendar comida e conversar com os moradores, deixarão de ser uma fonte de estresse.
Além do mais, as carreiras que envolvem muitas viagens ou exposição internacional, tais como as indústrias aéreas, turismo e cinema, usam o inglês como língua oficial, e muitos empregadores destes setores são susceptíveis de exigir a prova de um certo nível de proficiência em inglês antes de considerar empregar alguém. Isto significa que se você pode falar inglês, vai perceber que tem um maior número de carreiras possíveis para escolher, após o término da universidade.

Algo a considerar: durante tempos econômicos difíceis, baixos salários, desemprego elevado, e insatisfação com o trabalho, o natural a fazer é tentar aproveitar a vida, tanto quanto possível. Cedendo a coisas como embelezamento, programas de ginástica, entretenimento, e na pior das hipóteses, o excesso de bebida, festas, e o desperdício de seu tempo em seu bar favorito.
Pelo contrário, o que uma pessoa deve considerar é investir em um programa de aprendizagem de um idioma, para melhorar suas oportunidades na carreira. Neste caso, o aluno está na verdade se separando da grande maioria, deixando os bares para trás, enquanto a sua carreira avança. Em última análise, seu poder de negociação vai leva-lo à liberdade e maior potencial de crescimento.

3. Inglês vai fazer você mais desejável aos olhos dos empregadores


Ser fluente em uma segunda língua demonstra claramente um cérebro poderoso e reflete alguém que colocou uma enorme quantidade de tempo, recursos e empenho necessários para dominar outro idioma. Mas enquanto ser bilíngue é impressionante e ponto final, não importa qual combinação de idiomas que você fale, acrescentar o Inglês ao seu CV será particularmente útil. Não só é uma linguagem especialmente complexa para com a qual devemos nos familiarizar, é fato também que terá um reflexo muito positivo em você, se dominá-la, mas, como vimos, é também uma língua extremamente útil para aprender, porque muitos países a falam. Você estará em posição muito mais forte ao se candidatar a empregos no exterior, se já atingiu um bom nível de fluência em inglês.

O inglês tem sido referido como “a língua dos negócios”, e não é difícil perceber porquê. Se você tem ambições de se tornar um empresário internacional, é essencial que seja capaz de falar este idioma fluentemente; negócios são realizados em níveis internacionais e as negociações são feitas em Inglês com mais frequência do que se imagina. Mesmo que você não esteja pensando em viver e trabalhar no exterior, isso não significa que o inglês não seja a língua útil a ser colocada em seu CV.
Existe uma grande abundância de corporações multinacionais que têm seus escritórios no seu país de origem, e o inglês será a língua falada. Além do mais, o conhecimento do inglês é o tão desejável para os empregadores em nosso próprio país e idioma, como são para os empregadores em países de língua Inglesa. Aqui estão apenas três exemplos para lhe dar uma ideia dos tipos de situações em que o inglês pode vir a ser útil em seu próprio país:

• Reuniões de negócio – ser capaz de falar inglês o coloca em posição de ser capaz de participar ou realizar reuniões de negócios internacionais. Onde vários idiomas estão representados, as chances de que o encontro será realizado em inglês é muito grande – e se você é o único em sua equipe que pode falar o idioma, você pode ser indicado a participar de reuniões importantes, tendo avanço considerável em sua carreira.

• Atendimento ao cliente e vendas – você vai ser capaz de ajudar todos os clientes que falam inglês que seu empregador pode ter – e vender para eles. Isto lhe dará a oportunidade de construir relacionamentos com clientes no exterior, bem como a capacidade de construir relacionamentos, o que em negócios é uma habilidade importante e o coloca em uma vantagem sobre os colegas de trabalho que não falam inglês, e também pode torna-lo mais valioso para a empresa em que você trabalha.

• Marketing e comunicações – se a empresa para a qual você está trabalhando propaga seus produtos ou serviços para países de língua inglesa, ou faz lançamentos de outros tipos de comunicações, tais como, comunicados de imprensa para esses países, o seu conhecimento de Inglês pode vir a calhar para traduzir materiais de marketing ou comunicações, para clientes ou prospectos de vendas. O conhecimento cultural que você vai adquirir através da aprendizagem de Inglês também pode vir a calhar em saber como lançar produtos e ideias para os países de língua inglesa.

4. Inglês dá acesso a algumas das melhores universidades do mundo


Inglês é amplamente considerado como a língua do ensino superior. Oxford, Cambridge, Harvard e MIT são apenas algumas das famosas universidades que ocupam o topo das listas de classificações de educação no mundo, e você precisa falar inglês fluentemente para ter acesso a qualquer um destes centros educacionais, por serem todos universidades de língua inglesa.
Desnecessário dizer que se você é capaz de estudar em uma dessas instituições, vai começar sua carreira com um nome ilustre em seu currículo – e os benefícios falam por si só.
Se o Inglês não é sua língua nativa, você precisa fazer um teste de Inglês durante o processo de admissão para provar que o seu nível de conhecimento neste idioma é de um mínimo exigido para acompanhar as demandas do ambiente acadêmico. Se você tem seus olhos postos em uma universidade de topo, o esforço que você colocar para estudar inglês o mais cedo possível em seus anos de escola, será recompensado em quando se tratar da escolha de universidades que você poderá candidatar.

5. Inglês permite que você obtenha mais cultura popular


Os filmes de maior bilheteria do mundo são feitos em Hollywood, e também é desnecessário dizer que eles são feitos em inglês. Quantas vezes você não saiu de casa para ver um grande sucesso americano e deixou o cinema frustrado por ter que acompanhar as legendas super rápidas? E quantas vezes você cantarolou sua música favorita, mas não foi capaz de cantar junto, porque é em inglês e você não sabe as palavras? Há uma solução … Dê um beijo de adeus àquelas legendas irritantes do cinema, e aprenda mais as músicas que você tanto gosta de cantar em inglês.

6. Inglês permite que você assista a conferências e eventos internacionais

Grandes eventos desportivos, como os Jogos Olímpicos, são realizados em inglês, e também conferências internacionais, de modo que os concorrentes e as delegações têm que ser capazes de falar inglês, para que tirem o máximo proveito de sua participação. Você pode encontrar-se em necessidade de participar de conferências como parte de sua carreira escolhida, de modo que aprender inglês agora será de enorme benefício para você nos próximos anos. Você não vai só ser capaz de compreender as conversas, mas também vai conseguir muito mais oportunidades com as redes que vêm com tais eventos, se puder falar efetivamente inglês. Você nunca sabe – pode haver um novo empregador ou cliente entre as multidões de colegas e delegações, por isso certifique-se de que você pode se comunicar com eles!

Anthony Oladipo

Fundador da escola E and A Language Services, Anthony Oladipo nasceu em Chicago, Illinois, Estados Unidos da América. Formado em Finanças pela Universidade de Trinity College em Illinois e com mestrado em economia pela Universidade de Yale. Possui mais de 30 anos de experiência empresarial nas áreas de Gestão e Administração no setor de Investimentos Bancários, detendo posições como Assistente Vice-Presidente e Gerente Regional de Vendas para TCF National Bank em Chicago, Illinois. Anteriormente atuou em uma Unidade de Investimento da Trust Trader na Van Kampen/Morgan Stanley, entre várias outras empresas do ramo de investimentos.

You May Also Like

Exibir bot�es
Share On Facebook
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Esconder bot�es