Socialnomics e a nova moeda de troca

Em seu livro “Socialnomics”, Erik Qualman aponta as principais tendências em mídia social. O próprio título do livro é a junção das palavras “social” e “ecnomics” (economia, em inglês). Ele sugere que uma nova economia está surgindo, impulsionada pela mídia social. Apesar de trabalhar com dados que se referem principalmente aos Estados Unidos, o tralho de Qualman nos dá uma clara indicação do rumo que a comunicação e o marketing estão tomando.
Ele diz, por exemplo, que atualmente as empresas não podem se dar ao luxo de não fazer mídia social, pois a quase totalidade dos clientes estão lá. Mais de 50% da população mundial tem menos de 30 anos – são os chamados nativos digitais, nasceram e cresceram com acesso a tecnologias da informação. Ele afirma ainda que 93% das decisões de compra são influenciadas pela mídia social. E o impacto vai muito além do comércio: atualmente, 1 em cada 3 casamentos vêm de relacionamentos que começaram online.

Todas as tendências apontadas impactam, de um modo ou de outro, a forma com que as empresas se relacionam com seus clientes. Não há como fugir da influência da mídia social. Em que ela impacta seus negócios? Como ela pode ser utilizada a seu favor? Como em tudo na vida, não existe reposta certa ou errada. O essencial é entender a relação de seu cliente com redes sociais e encontrar meios de abordá-lo entregando conteúdo de valor. Conteúdo é a moeda de troca para garantir a fidelidade do cliente.

Pablo Caldas

Membro original da equipe E and A Idiomas, é graduado em Comunicação Social e possui MBA Executivo em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Atualmente é professor nos cursos de graduação e pós-graduação de Marketing na Universidade Ibirapuera, além de exercer o cargo de coordenador pedagógico na escola de pós-graduação Roberto Miranda Educação Corporativa. Possui mais de 15 anos de experiência tanto na área de marketing quanto de ensino de idiomas. Pablo foi educado, desde de jovem em escolas bilíngues. Hoje é professor de inglês da E and A Idiomas e Conselheiro Especial para o Diretor Executivo em Marketing.

You May Also Like

Exibir bot�es
Share On Facebook
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Esconder bot�es